Editorial – Segurança no trânsito

Por Portal Opinião Pública 18/01/2024 - 12:55 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução rawpixel.com

Um levantamento realizado pelo Infosiga apresentou um dado alarmante com relação ao trânsito paulistano em 2023: de acordo com dados do sistema de monitoramento de acidentes do Governo Estadual, 987 pessoas morreram nas ruas de São Paulo no último ano. Esse número é o maior dos últimos oito anos, superado apenas por 2015, quando 1.129 pessoas vieram a óbito nas vias da capital. As maiores vítimas do trânsito são motociclistas e pedestres.

O relatório, por mais que seja focado na capital, deve acender um sinal de alerta na região, pois o trânsito por aqui também é bastante intenso. Por esse motivo, é necessário olhar para o que pode melhorar neste sentido e aplicar ações que possam diminuir a incidência de acidentes.

A criação de campanhas de conscientização de motoristas e pedestres para a adoção de boas práticas no trânsito, bem como uma fiscalização mais intensa, especialmente nos pontos de maior movimento, precisam ser prioridade dos governos municipais. E tais iniciativas têm de se tornar constantes e não pontuais, lembrando sempre a necessidade de agir com segurança nas ruas e avenidas.

Educação no trânsito é primordial.